
Fome oculta: um mal a ser combatido.
- KARLA ROSANA DE OLIVEIRA
- 4 de out.
- 2 min de leitura
A carência de micronutrientes (como vitaminas e minerais) é definida pela OMS como fome oculta. Estima-se que ela atinja cerca de 25% da população mundial.
No Brasil, segundo dados do ENANI de 2019, cerca de 50% das crianças possuem alguma deficiência nutricional quando consideramos os resultados laboratoriais abaixo dos valores de referência para a idade.
Porém, se avaliarmos os resultados que já se aproximam do limite inferior, apesar de estarem dentro dos valores de referência para a idade, a quantidade de crianças que possui alguma deficiência nutricional ultrapassa em muito os 50%.
E por que isso ocorre, ped? Por vários motivos, te explico! O consumo de alimentos ultraprocessados, com alto teor calórico e pobres em nutrientes, certamente é uma causa importante para esse cenário. Inflamação intestinal, disbiose, alergias/sensibilidades alimentares, uso indiscriminado de medicamentos (antibióticos, corticoides, remédios para refluxo), exposição a químicos (seja na dieta, em produtos de higiene, em plásticos, etc) também contribuem para a redução da absorção de bons nutrientes.
Sem contar que o corpo faz uso destes mesmos nutrientes para os processos de destoxificação. Ou seja, ainda que você coma coisas saudáveis, seu corpo gasta tudo isso para colocar para fora todas as porcarias que você também come.
Os alimentos em si, diante das mudanças dos meios de produção e cultivo, também tiveram redução de nutrientes nas últimas décadas o que colabora para deficiências desta monta.
E como resolver? Antes de mais nada, COMIDA DE VERDADE SEMPRE! Isso inclui a amamentação, porque o leite materno deve ser a primeira comida de verdade que a gente deve receber na vida! Introdução alimentar bem orientada, acompanhamento com nutri infantil! Construção de bons hábitos alimentares desde sempre! Bons exemplos!
Além disso, história clínica completa que rastreie os fatores de risco, inclusive os acontecimentos pré concepção e dados da gestação, é indispensável para o planejamento de exames e tratamento focado nas deficiências.
Beijos♥️
Dra. Karla de Oliveira
CRM-SC 14398 RQE 8137
Pediatria Geral
Atendimento integrado TEA/TDAH
Modulação Intestinal
Suplementação Individualizada
Pediatria Funcional Integrativa



Comentários