Contato com natureza: um tesouro para a saúde.
- KARLA ROSANA DE OLIVEIRA
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Hoje quero te falar sobre como a natureza afeta o desenvolvimento dos nossos pequenos. É muito comum que crianças passem dias sem qualquer contato com a natureza, com alta exposição a telas, com agenda cheia de aulas e atividades extras. É comum, mas NÃO É NORMAL!
O contato com a natureza permite que a criança amplie e diversifique suas experiências sensoriais. Pense em todos os os estímulos que ela recebe de cores, cheiros e texturas e de como isso é capaz de ampliar as as conexões neurais e ajudar no desenvolvimento neurológico, bem como nas experiências positivas que a moldam como indivíduo.
Entendo que a rotina pode ser difícil ainda mais quando a rede de apoio de muitos é a escola onde a criança fica praticamente o dia todo. Mas preciso te dizer o que seria o ideal pensando em saúde. E o ideal significa que toda criança deveria ter contato com a natureza TODOS OS DIAS.
Você não precisa de grandes programações, como diz o ditado “o bom não deve ser inimigo do ótimo”. Andar descalços na grama ou na areia, procurar por insetos no jardim, brincar de olhar as nuvens no céu e descobrir formas diferentes, mexer na horta ou na terra, ver as folhas ou flores com uma lupa, fazer a experiência do feijão no algodão, ver o pôr do sol, contemplar as estrelas no céu, brincar e participar dos cuidados do pet da casa.
Quando o tempo for maior, fazer trilha ou piquenique no parque, ir para a praia, acampar (nem que seja no quintal de casa). Subir em árvore, pescar, tomar banho de rio e de cachoeira, ter contato com animais (galinha, ovelha, porco, vaca). Não perder a chance de tomar banho de chuva!
Entenda que isso aqui são apenas ideias, veja o que cabe na sua vida! Só lembre sempre que criança precisa de natureza para um bom desenvolvimento. Então, bora botar a criançada para curtir esse mundão de Deus!
Beijos
Dra. Karla de Oliveira
CRM-SC 14398 RQE 8137
Pediatria Geral
Atendimento integrado TEA/TDAH
Modulação Intestinal
Suplementação Individualizada
Pediatria Funcional Integrativa



Comentários